Entre os diversos tipos de suplementos dietéticos, se destacam os termôgenicos, muito utilizados por aumentarem a taxa metabólica basal, auxiliando no emagrecimento.
Os alimento termogênicos são aqueles favorecem a termogênese corporal, aumentando o gasto de energia do organismo. Os mais conhecidos são a cafeína, o chá verde, a pimenta vermelha, o gengibre e a canela.
A cafeína é uma substância ergogênica nutricional presente em vários tipos de alimentos e bebidas inseridas no cotidiano da população como refrigerantes, chás, café, chocolates e bebidas esportivas. Os principais benefícios ergogênicos relacionados à cafeína são a melhoria do rendimento físico e a diminuição da gordura corporal.
O chá verde além da cafeína contém flavonoides, principalmente as catequinas. Ele vem sendo associado à diminuição da gordura corporal, atuando como coadjuvante na prevenção e tratamento da obesidade, diabetes, dislipidemias e doenças cardiovasculares.
A pimenta vermelha contribui para a aceleração do metabolismo, pois seu consumo causa elevação da temperatura corporal induzindo a um aumento do gasto calórico. Além disso, possui ação anti-inflamatória e contribuir para melhoria do sistema imune, urinário e digestório.
O gengibre é uma raiz que apresenta muitos benefícios à saúde e sua utilização tem se popularizado a cada dia. Presente em diversas receitas culinárias, na forma de chá, ou simplesmente imersa em água gelada, contribui com diversos benefícios no organismo, A termogênese do gengibre ocorre durante a digestão, contribuindo para a elevação do calor corpóreo, aumentando o consumo de energia e consequentemente o gasto calórico durante o processo de digestão.
A canela tem propriedades estimulantes, auxilia na boa digestão auxilia no combate gases intestinais e apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória. Melhora a sensibilidade à insulina, prevenindo o diabetes e auxiliando na manutenção da glicemia.
O consumo excessivo de termogênicos pode levar ao surgimento de efeitos colaterais como dor de cabeça, arritmia cardíaca, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Portanto, o consumo desses alimentos deve ser orientado pelo nutricionista
Campos obrigatórios são marcados com *